Semana de Moda Indígena DIA 01

Marcas publicadas no DIA 01 da Semana de Moda Indígena blogModacad: NALIMO, TUCUM Brasil, SIODUHI Studio. De 15 a 19 abr 2024, publicação de 16 negócios de moda indígena ativos no mercado, com dados de contato e compra, e um breve resumo de suas histórias de motivação e superação.

Semana de Moda Indígena DIA 01

A Semana de Moda Indígena no blogModacad é mais uma manifestação da nossa reverência a este patrimônio da cultura brasileira, tema recorrente em algumas de nossas publicações.

Vamos publicar, nos dias de 15 a 19 de abril de 2024, 16 negócios de moda indígena que conquistaram seu espaço no mercado.

Os textos vão trazer uma breve apresentação da oferta de valor do negócio, junto com os dados de contato e compra, para nossos leitores fazerem parte do sucesso destes empreendimentos.

As criações são lindas e com certeza provocam o desejo de vestir e usar os acessórios. Acreditamos que conhecer melhor estas criações é o bastante para um número cada vez maior de pessoas incorporarem estas peças ao guarda roupa brasileiro.

Com esta iniciativa o blogModacad quer fazer mais do que conhecer e divulgar a cultura indígena. Quer conectar as pessoas aos negócios de moda indígena, para todos fazermos parte do seu sucesso de mercado.

Por Telma Barcellos

Nalimo

Estilista Day Molina

https://www.nalimo.com.br/

A Nalimo é uma marca liderada e trabalhada 100% por mulheres! Mas além de realizar o empoderamento de mulheres, o DNA ativista deste negócio de moda abrange muitas outras causas.

Comprometida com o meio ambiente, a Nalimo usa materiais e beneficiamentos sustentáveis em seu processo produtivo e colabora com o fomento econômico de comunidades indígenas de diferentes biomas, incluindo a Amazônia.

Fundada em 2016 pela estilista Day Molina, uma mulher, indígena e nordestina, na sua concepção a Nalimo é um negócio de moda que também prioriza a igualdade de raça e gênero, potencializando a diversidade e a inclusão social.

O design da estilista Day Molina conta com a colaboração de um time de mulheres no processo produtivo. O resultado deste trabalho conjunto é uma moda autoral de identidade indígena, mas que quebra estereótipos por não ser caricata.

Nosso design tem fortes códigos ancestrais, com estética minimalista presente nos acessórios e vestuário, e a produção é feita com matéria prima biodegradável, sustentável e orgânica.
Day Molina

Daiana Molina é ascendente dos povos Aymara e Fulni-ô e sua trajetória profissional antes de fundar a Nalimo é um depoimento vivo da produção de moda como ferramenta de luta e inclusão social, dando oportunidade e voz à mulheres, que como ela, cresceram sem validar suas referências artísticas e sem representatividade da sua identidade no povo brasileiro.

Pioneira no ativismo pela representatividade indígena em nossa sociedade, entre muitos feitos, Day Molina criou a tag #descolonizeamoda. Esta hashtag lança os primeiros criativos de moda indígena no ecossistema de moda brasileiro e culmina na fundação do coletivo "Indígenas na Moda" em 2019, em parceria com a ativista indígena Zaya.

Em janeiro de 2021, em plena pandemia, Day Molina, em parceria com o coletivo "Indígenas na Moda", funda a "Aldeia Criativa Design do Futuro", uma escola de design "decolonial", com ensino 100% gratuito, para capacitar novos profissionais indígenas conscientes da sua identidade cultural.

Day Molina faz mais do que criar e produzir moda indígena. Ela faz História. Conhecer sua trajetória até aqui e acompanha-la daqui para frente é participar em tempo real de importantes mudanças na História do povo brasileiro.

Tucum Brasil

Arte e cultura de diversas etnias da Amazônia

https://www.tucumbrasil.com/

A Tucum Brasil é uma loja que vende peças exclusivas de arte indígena brasileira, produzidas por mais de 31 etnias diferentes.

De brincos de miçanga da etnia Kayapó a colares, pulseiras e objetos decorativos das diferentes etnias, cada item é uma amostra da riqueza cultural e habilidade artesanal dos povos da Amazônia. Criações feitas com materiais orgânicos como sementes e fibras naturais, desenhadas com grafismos tradicionais, as peças da Tucum disseminam não apenas a beleza estética de cada etnia, mas também suas histórias e tradições ancestrais.

Fundada por Fernando Niemeyer, Amanda Santana e Thiago Vedova, a Tucum valoriza o artesanato indígena, fortalecendo as comunidades produtoras. Com uma abordagem transparente e justa, garante que os produtores sejam remunerados adequadamente pelo seu trabalho.

Comercializando arte indígena a Tucum valoriza a representatividade indígena na cultura brasileira. Em um contexto de desafios políticos e econômicos, a empresa encontra sua motivação na parceria com os povos da floresta, contribuindo para fortalecer não apenas a economia, mas também a identidade e a cultura dessas comunidades.

https://www.instagram.com/tucumbrasil/

Sioduhi Studio

Estilista Sioduhi

https://www.sioduhi.com/

Cada roupa e acessório Sioduhi Studio conta uma história e carrega consigo a essência da Amazônia. Cores vibrantes inspiradas na fauna e flora da região, tecidos certificados e pigmentos naturais são algumas das características de destaque dos produtos da marca.

Com um olhar atento para a tradição aliado a uma abordagem contemporânea, a Sioduhi Studio cria um design de moda único, que une autenticidade, elegância e sustentabilidade.

Utilizando materiais sustentáveis e técnicas artesanais, as criações do estilista Sioduhi destacam-se pela originalidade e pelo compromisso com a preservação ambiental. As coleções incluem também peças de vestuário e acessórios inspirados nas tradições de outros povos originários, como os Piratapuya do Alto Rio Negro.

O processo produtivo deste negócio de moda comprometido com a preservação ambiental e da cultura dos povos originários leva a iniciativas como o desenvolvimento da tecnologia Maniocolor, que utiliza pigmentos naturais da casca da mandioca brava como alternativa sustentável aos corantes sintéticos.

Incorporando tecnologias e materiais tradicionais da região amazônica, a Sioduhi Studio cria uma moda autoral que leva para o mundo a riqueza cultural e ambiental da Amazônia, realiza representatividade da identidade indígena no povo brasileiro e colabora com o fomento econômico de comunidades indígenas parceiras.


https://www.instagram.com/sioduhistudio/

Gostou dos negócios de moda apresentados no DIA 01 da Semana de Moda Indígena blogModacad? Não perca a sequência nos dias 02, 03, 04 e 05 ao longo desta semana!

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok