Semana de Moda Indígena DIA 03

Marcas publicadas no DIA 03 da Semana de Moda Indígena blogModacad: Galeria Amazônica, We'e'ena Tikuna, Ateliê Terena De 15 a 19 abr 2024, publicação de 16 negócios de moda indígena ativos no mercado, com dados de contato e compra, e um breve resumo de suas histórias de motivação e superação.

Semana de Moda Indígena DIA 03

A Semana de Moda Indígena no blogModacad é mais uma manifestação da nossa reverência a este patrimônio da cultura brasileira, tema recorrente em algumas de nossas publicações.

Vamos publicar, nos dias de 15 a 19 de abril de 2024, 16 negócios de moda indígena que conquistaram seu espaço no mercado.

Os textos vão trazer uma breve apresentação da oferta de valor do negócio, junto com os dados de contato e compra, para nossos leitores fazerem parte do sucesso destes empreendimentos.

As criações são lindas e com certeza provocam o desejo de vestir e usar os acessórios. Acreditamos que conhecer melhor estas criações é o bastante para um número cada vez maior de pessoas incorporarem estas peças ao guarda roupa brasileiro.

Com esta iniciativa o blogModacad quer fazer mais do que conhecer e divulgar a cultura indígena. Quer conectar as pessoas aos negócios de moda indígena, para todos fazermos parte do seu sucesso de mercado.

Por Telma Barcellos

Galeria Amazônica

ACWA Associação Comunidade Waimiri Atroari e  ISA Instituto Socioambiental

galeriamazonica.com.br

A Galeria Amazônica é uma parceria entre a ACWA (Associação Comunidade Waimiri Atroari) e o ISA (Instituto Socioambiental), para criar um espaço no mercado dedicado a valorizar a diversidade socioambiental da Amazônia.

Sua missão transcende a comercialização de produtos, buscando promover a cultura e o artesanato das comunidades indígenas da região, ao mesmo tempo em que preza pela transparência e pelo compromisso com a sustentabilidade.

O modelo de negócios é orientado pelo conceito de Comércio Justo (Fair Trade), que se baseia em relações comerciais equitativas, onde o fornecedor, o cliente e o meio ambiente são igualmente valorizados.

A GaleriAmazônica adota rigorosos critérios de controle de qualidade e origem dos produtos, assegurando a autenticidade e a procedência de cada peça comercializada. Atualmente, a galeria oferece uma ampla variedade de produtos entre eles artigos de moda como bolsas, carteiras, camisetas e bijuterias.

A GaleriAmazônica comercializa criações indígenas de 15 etnias, sendo algumas delas Tikuna, Tukano, Parakanã, Waimiri Atroari, Yanomami, Baniwa e Saterê Mawé.

Além disso, a GaleriAmazônica colabora com aproximadamente 10 associações e projetos socioambientais, como Fundação Almerinda Malaquias, OELA, Saboarana e Tucumarte, AVIVE, ampliando assim o alcance e o impacto de suas ações.

Com uma visão ambiciosa, a GaleriAmazônica almeja expandir o alcance do artesanato e da cultura indígena, tornando-se uma referência nacional e internacional.

Seus valores, pautados no empreendedorismo responsável, no respeito e na confiança mútua, refletem o compromisso da empresa em oferecer sempre o melhor em termos de preço e qualidade, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos artesãos e para a preservação da riqueza cultural da Amazônia.


https://www.instagram.com/galeriamazonica/

We'e'ena Tikuna

Estilista We'e'ena Tikuna

https://weenatikuna.com/

We’e’ena Tikuna é uma artista indígena do povo Tikuna que cria bonecas indígenas, moda feminina, masculina, acessórios como pulseiras, colares, brincos e bonés, além de produtos de decoração como vasos e cestos.

We’e’ena Tikuna já é uma reconhecida artista da arte indígena brasileira, que se destaca como uma voz proeminente na luta pela inclusão e representatividade dos povos indígenas, especialmente no mundo da moda.

Muito antes de fundar sua marca de moda We'e'ena Tikuna, decidida a mostrar a importância de sua herança cultural, começou a produzir suas próprias roupas e acessórios, tornando-se uma pioneira na representação indígena na moda.

Sua trajetória profissional é uma história de resistência e afirmação cultural, encontrando na arte e na moda sua ferramenta de expressão e ativismo.

A participação na edição da Brasil Eco Fashion Week 2019, foi um marco significativo em sua carreira e desde então ela tem trabalhado para garantir a representatividade indígena nos mais diversos espaços da indústria da moda.

O sucesso de sua arte e sua dinâmica interatividade na comunidade digital desafiam estereótipos e compartilham a riqueza da cultura indígena brasileira com o mundo.

Pela força de seu protagonismo We’e’ena Tikuna destaca-se como uma das principais vozes da arte indígena contemporânea.

https://www.instagram.com/weena_tikuna/

Ateliê Terena

Estilista Edenilson Dias Delgado

https://www.instagram.com/atelieterena/

As criações de moda do Ateliê Terena destacam-se por estampar os grafismos ancestrais do povo Terena.

Suas peças têm uma combinação de cores vibrantes, grafismos e desenhos indígenas que chamam atenção não apenas pelo visual, mas também pela narrativa cultural que carregam. Cada estampa é uma homenagem à história e à resiliência deste povo indígena, proporcionando uma conexão única entre moda e identidade.

Vestidos ou camisetas, cada peça é cuidadosamente elaborada para transmitir a herança cultural e a força da tradição de seu povo.

O Ateliê Terena foi criado 2020 pelo estilista afroindígena Edenilson Dias Delgado. Os grafismos terena pintados à mão nas peças por Edenilson são reproduções das tatuagens pintadas no corpo com jenipapo apenas para ocasiões especiais.

"Uso um grafismo de guerra, que os parentes usavam para ir à luta... outro de celebrações e festas... outro que simboliza a força da mulher indígena pela flor de maracaju. O desenho de vaso também representa a mulher Terena". Edenilson Dias Delgado

Gostou dos negócios de moda apresentados no DIA 03 da Semana de Moda Indígena blogModacad? Não perca a sequência nos dias 04 e 05 ao longo desta semana! E não deixe de conferir também as marcas publicadas nos textos dos dias 01 e 02.

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok