Semana de Moda Indígena DIA 04

Marcas publicadas no DIA 04 da Semana de Moda Indígena blogModacad: CANOA Arte Indígena, USE TAMÃ, RODRIGO TREMEMBÉ. De 15 a 19 abr 2024, publicação de 16 negócios de moda indígena ativos no mercado, com dados de contato e compra, e um breve resumo de suas histórias de motivação e superação.

Semana de Moda Indígena DIA 04

A Semana de Moda Indígena no blogModacad é mais uma manifestação da nossa reverência a este patrimônio da cultura brasileira, tema recorrente em algumas de nossas publicações.

Vamos publicar, nos dias de 15 a 19 de abril de 2024, 16 negócios de moda indígena que conquistaram seu espaço no mercado.

Os textos vão trazer uma breve apresentação da oferta de valor do negócio, junto com os dados de contato e compra, para nossos leitores fazerem parte do sucesso destes empreendimentos.

As criações são lindas e com certeza provocam o desejo de vestir e usar os acessórios. Acreditamos que conhecer melhor estas criações é o bastante para um número cada vez maior de pessoas incorporarem estas peças ao guarda roupa brasileiro.

Com esta iniciativa o blogModacad quer fazer mais do que conhecer e divulgar a cultura indígena. Quer conectar as pessoas aos negócios de moda indígena, para todos fazermos parte do seu sucesso de mercado.

Por Telma Barcellos

Canoa Arte Indígena

Artistas de diversas etnias brasileiras

Canoa Arte Indígena (canoaarteindigena.com)

A Canoa Arte Indígena é uma loja com uma grande variedade de produtos de moda como pulseiras, brincos, colares, cintos, bolsas e tangas.  Vende também objetos de arte como quadros e artigos de decoração como cestarias e outros produtos.

A empresa foi fundada por Nina Taterka, que consolidou a sua marca realizando parcerias com artesãos, associações e instituições indígenas.

Situada no centro histórico de Paraty, a pequena loja da Canoa se tornou um marco para as artes indígenas no Brasil. Através do seu e-commerce, a empresa começou a levar as riquezas culturais dos povos originários para além das fronteiras do país, ampliando a conexão das comunidades indígenas brasileiras com novas oportunidades.

Cada compra feita na Canoa não é apenas a aquisição de um produto. É também uma contribuição para a preservação e valorização das tradições ancestrais dos povos indígenas do Brasil. Esta empresa tem como objetivo promover a arte e o artesanato dos povos indígenas no Brasil e no mundo .

Por meio do comércio justo e da valorização das tradições, eles geram renda e sustentabilidade para as comunidades indígenas e promovem a representatividade das culturas originárias.

https://www.instagram.com/canoaarteindigena/

Use Tamã

Empreendedores Cléber Oliveira e Ana Carolina Correia

https://www.usetama.com/

A Use Tamã é uma marca de moda brasiliense que produz mais que roupas e acessórios de moda, produz a valorização da sociobiodiversidade brasileira em cada uma de suas criações.

Criada em 2018 por Cléber Oliveira e Ana Carolina Correia, a Use Tamã trabalha em parceria com cerca de 15 grupos indígenas em todo o Brasil, como o povo Guarani, Kayapó e associações como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

O modelo de negócio da empresa se inspira na economia indígena, dividindo os lucros das vendas com as comunidades indígenas, povos tradicionais e quilombolas envolvidos na produção.

Seus produtos são criações feitas com design indígena exclusivo para a marca.

Em 2022 a Use Tamã realizou sua primeira experiência de vendas presencial, em um stand ao lado do Museu Nacional da República, em Brasília, durante o 18° Acampamento Terra Livre.

Esta experiência revelou o interessante potencial de conquistar novos clientes e mais visibilidade para as as causas das lutas dos povos indígenas. Desde então, a Use Tamã busca ocupar novos espaços públicos com stands de vendas para expandir o seu alcance em ambos objetivos.

https://www.instagram.com/tama.use/

Rodrigo Tremembé

Estilista Rodrigo Tremembé

https://www.instagram.com/rodrigo_tremembe/

O estilista Rodrigo Tremembé é indígena do povo Tremembé da Aldeia Córrego João Pereira, em Itarema, Ceará, e encontrou na moda uma forma de resistência e valorização de sua cultura.

De acordo com o estilista, a moda não é apenas uma expressão estética, mas sim um espaço político onde as roupas podem transmitir mensagens poderosas, funcionando como "arcos e flechas" para combater preconceitos e velhos padrões.

Rodrigo traz para suas roupas os grafismos e as pinturas indígenas que em sua comunidade têm uma profunda representatividade espiritual e histórica, desenhando assim sua identidade e herança cultural nas suas criações.

Ele acredita que fazer moda como indígena é ser protagonista de suas próprias histórias, rompendo estereótipos e combatendo a apropriação cultural.

O estilista também tem uma grande preocupação com a proteção ambiental e alinha suas práticas criativas com a preservação do meio ambiente.

Assim como outros estilistas indígenas em ascensão no Brasil, Rodrigo Tremembé utiliza a moda como uma ferramenta de transformação social e cultural, lutando por mais visibilidade para os indígenas em todos os espaços da indústria criativa e promovendo a diversidade cultural do Brasil.

https://www.instagram.com/rodrigo_tremembe/

Gostou dos negócios de moda apresentados no DIA 04 da Semana de Moda Indígena blogModacad? Não perca a sequência no dia 05, encerrando esta semana! E não deixe de conferir também as marcas publicadas nos textos dos dias 01, 02 e 03.

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

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Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

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É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

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