Semana de Moda Indígena DIA 05

Marcas publicadas DIA 05 da Semana de Moda Indígena blogModacad: MI Moda Indígena, HAKHU Amazon Design, MAURÍCIO DUARTE, Ateliê DEREQUINE. De 15 a 19 abr 2024, 16 negócios de moda indígena ativos no mercado, com dados de contato e compra, e um breve resumo de suas histórias de motivação e superação

Semana de Moda Indígena DIA 05

A Semana de Moda Indígena no blogModacad é mais uma manifestação da nossa reverência a este patrimônio da cultura brasileira, tema recorrente em algumas de nossas publicações.

Vamos publicar, nos dias de 15 a 19 de abril de 2024, 16 negócios de moda indígena que conquistaram seu espaço no mercado.

Os textos vão trazer uma breve apresentação da oferta de valor do negócio, junto com os dados de contato e compra, para nossos leitores fazerem parte do sucesso destes empreendimentos.

As criações são lindas e com certeza provocam o desejo de vestir e usar os acessórios. Acreditamos que conhecer melhor estas criações é o bastante para um número cada vez maior de pessoas incorporarem estas peças ao guarda roupa brasileiro.

Com esta iniciativa o blogModacad quer fazer mais do que conhecer e divulgar a cultura indígena. Quer conectar as pessoas aos negócios de moda indígena, para todos fazermos parte do seu sucesso de mercado.

Por Telma Barcellos

MI Moda Indígena

Estilistas: Seanne Oliveira, Mercedes Brandão, Natália Dique e Elisângela Oliveira

https://mimodaindigena.wixsite.com/portifolio

Esta marca é um negócio de moda que divulga e comercializa o trabalho de 4 ateliês de Moda indígena:

  • Ateliê Seanny Artes
  • Ateliê Novo Paraíso Natty Ticuna
  • Ateliê Eli Oliver
  • Tesoura de Ouro Tukano Ateliê.

Mas esta iniciativa nasce de propósitos muito maiores!

A MI Moda Indígena é uma marca da empresa Seanny Artes, criada pelas empresárias Seanne Oliveira e Rebeca Ferreira com o propósito de qualificar indígenas das comunidades na cidade de Manaus.

Para dar visibilidade e atrair oportunidades para os participantes deste trabalho de capacitação para a produção de Moda Indígena, a MI empreende o evento "Mostra Intercultural de Moda Indígena".

O evento realizou o primeiro desfile exclusivo para criativos e coleções de moda indígena brasileira. A visibilidade deste evento alcançou o Brasil, a América Latina, as Américas Central e do Norte e países da Europa e Ásia.

"Somos a primeira marca de Moda Indígena do Brasil a participar de uma passarela de Fashion Week Internacional. Através da revista britânica High Profile Magazine, apresentamos a COLEÇÃO BIOJOIAS na LONDON FASHION WEEK." MI Moda Indígena.

A primeira edição da "Mostra Intercultural de Moda Indígena" aconteceu em março de 2022. A segunda em setembro de 2023. Aguardamos notícias sobre o calendário do evento em 2024.

Sobre a identidade da produção de moda de cada 1 dos 4 ateliês da MI:

Seanny Artes, estilista Seanne Oliveira - coleções Colmeia, Ponta de Flecha e Pop Amazônica. Modelos de alfaiataria, moda casual e street wear estampando a flora, fauna e cultura da Amazônia. Realiza representatividade da cultura indígena brasileira no Brasil e no mundo.

Tesoura de Ouro Ateliê, estilista Mercedes Brandão - coleções de moda esportiva, casual e clássica. A identidade cultural da etnia Tukano é representada nas criações em seu grafismo, nas cores da natureza e no destaque do vermelho do urucum em seus modelos.

Comprometida com a sustentabilidade e a preservação ambiental, a Tesoura de Ouro utiliza materiais reciclados em seu processo reprodutivo.

Ateliê Paraíso Natty Ticuna, estilista Natália Dique - a identidade cultural desta moda indígena honra a aldeia Novo Paraíso do povo Tikuna. O Ateliê Paraíso Natty Ticuna produz biojoias e artesanato com materiais orgânicos como tucum, tururi e sementes, colhidos pelos próprios indígenas na floresta.

Ateliê Eli Oliver, estilista Elisângela Oliveira - a identidade cultural desta moda indígena pertence às tradições dos povos Kulina. A marca produz peças de alfaiataria e moda esporte, tecidas à mão em crochê e adornadas com bordados de cuias e sementes.

A coleção Kulina do Ateliê Eli Oliver tem como tema a transição da infância para a fase adulta, estampada pelos grafismos dos peixes que contam esta tradição para o mundo.

https://www.instagram.com/mi.modaindigena/

Maurício Duarte

Designer Amazonense

https://www.mauricioduartebrand.com.br/

Acessórios e modelos com "cortes disfórmicos" são pintados à mão, costurados e confeccionados pelo próprio estilista. As criações de Maurício Duarte mostram ao mundo sua visão excêntrica e investigativa. Ele define o seu trabalho como fruto do choque entre as florestas, suas raízes indígenas, e o concreto de movimentadas metrópoles.

O estilo dos modelos de moda feminina e masculina é sofisticado e muito bonito. Na minha opinião, produz uma elegância desconectada de padrões de tipos de corpo e faixa etária. É uma beleza adequada à originalidade e à atitude de quem está vestindo! Adorável!

Desde seus primeiros passos customizando camisetas até o brilho das passarelas do São Paulo Fashion Week, Maurício Duarte traz consigo a rica herança de sua origem indígena do povo Kaixana.

Sua jornada artística começou em Manaus, onde aprendeu com sua família a valorização do trabalho manual e a expressão criativa através das cores e formas.

Inspirado pelas tradições e técnicas ancestrais, Maurício encontrou na moda uma forma única de contar histórias e preservar a cultura de seu povo.

Suas criações, marcadas pelo uso da fibra de arumã, refletem não apenas a beleza artesanal, mas também uma profunda conexão com a história e o patrimônio cultural do Amazonas.

https://www.instagram.com/mauricioduartebrand/

Ateliê Derequine

Liderança Vanda Ortega Witoto

Endereço: Rua Apurinã 13 - Parque dasTribos - Tarumã Açu, Manaus - AM, 69022-400 Telefone: (97) 98458-5785

Este trabalho feito por 9 mulheres, se inicia no desafiador período da pandemia em 2019. Sob a liderança de Vanda Ortega Witoto, a iniciativa de trabalho familiar destas mulheres do povo Witoto, hoje conta também com mulheres da etnia Mura.

A sede do ateliê fica no bairro Parque das Tribos, na zona oeste de Manaus, mas suas origens datam de muito antes, no município de Amaturá, a 908 quilômetros de Manaus quando Leia Witoto aprende a costurar e ensina às filhas, hoje responsáveis pela confecção das peças.

Formado por mulheres semi analfabetas, o Ateliê Derequine é uma história viva de criatividade e ativismo. A geração de renda é uma conquista da Derequine que mostra o caminho para outras formas de expressão artística e também de empreendimentos, que fortalecem a economia do Parque das Tribos, com seus 2.800 habitantes, de pelo menos 35 etnias, procedentes do Alto do Solimões e também de outros lugares do estado.

Em seu propósito de tirar outras mulheres da condição de vulnerabilidade econômica, o Ateliê Derequine confirmou uma nova sede em Novo Airão, distante 115 quilômetros de Manaus.

“A moda que produzimos é uma moda política, de demarcar corpos e comunicar sobre nossa história. Não é sobre vender roupa, é uma ferramenta de comunicação da nossa existência, dos povos e dos territórios que ocupamos. O que torna diferente esse trabalho é ser artesanal, produzido por mulheres originárias, com a memória de onde viemos”. Vanda Witoto.

https://www.instagram.com/ateliederequine/

Hakhu Amazon Design

Associação Hahku de Mulheres Kichwa

https://hakhu.org/shop/rumi-yura/

A produção de moda e acessórios da Hahku Amazon Design é feita por mulheres Kichua do Equador, que sustentam suas famílias com a renda da sua criação e confecção.

Com este trabalho elas criaram uma atividade sustentável para proteger seu território de grandes empresas de extração de petróleo, madeira serrada, minérios e do desmatamento para criação de gado bovino.

Mas o projeto Hahku precisa ter propósitos mais amplos para o enfrentamento de questões tão complexas, que envolvem um poder econômico tão brutal.

O Projeto  Hahku é uma organização que promove o empreendimento de desenvolvimento sustentável de comunidades indígenas na Amazônia equatoriana como um todo, criando fontes de renda nestas áreas duramente atingidas pela exploração petrolífera e extrativista.

Por tudo isso, os produtos da Hakhu Amazon Design que são verdadeiras obras de arte, são também uma celebração da rica herança cultural da Amazônia, uma voz de representatividade desta cultura no resto da Amazônia e no mundo e também um testemunho do empreendimento de processos produtivos que preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento econômico sustentável.

https://www.instagram.com/hakhuamazon/

Gostou dos negócios de moda apresentados no DIA 05 da Semana de Moda Indígena blogModacad?  Este texto encerra este evento numa sexta feira, 19 de abril de 2024, exatamente no dia do Índio. Foi uma jornada de bastante aprendizado e de conexão com muita beleza na moda. Não deixe de conferir também as marcas publicadas nos textos dos dias 01, 02, 03 e 04 com todos estes "achados"!

Nós da equipe Modacad agradecemos o seu interesse pelo nosso trabalho aqui no blog e te convidamos para conhecer o appModacad com uma coleção de modelos com os moldes para o corte e costura.

Acesse modacad.com.br para saber como funciona e para conhecer outros benefícios do app que você pode aproveitar!

Como por exemplo, experimentar na tela do app suas amostras de tecidos nos desenhos dos modelos para fazer suas criações. É só fotografar seus tecidos com o appModacad e começar a trabalhar.

Outra vantagem importante do appModacad é que você pode acessar de qualquer celular ou computador que estiver por perto, porque não é preciso baixar o app.

É só buscar app.modacad.com.br, acessar sua conta e começar a trabalhar!

Ah! E o acesso é gratuito e ilimitado. A gente se vê por lá!

Acompanhe também nossas redes sociais no Linkedin, Pinterest, Instagram, Facebook, canalModacadYoutube e TikTok