Vestido de Noiva - histórias, estilos e curiosidades

O vestido de noiva é uma das roupas com a qual muitas meninas sonham a vida inteira e tem um papel super importante e muito interessante na história da moda.

Vestido de Noiva - histórias, estilos e curiosidades
(Foto de capa- pexels)

.
O vestido de noiva é uma das roupas com a qual muitas meninas sonham a vida inteira e tem um papel super importante e muito interessante na história da moda.

Atualmente ele tem diversos estilos, inúmeros modelos, comprimentos, decotes e cores. Os vestidos são criados para cada tipo de casamento. São criados para cerimônias íntimas ou grandiosas, na igreja, na praia, na fazenda ou em qualquer lugar que for especial na história dos noivos. Mas nem sempre foi assim.

No post de hoje vamos falar sobre a origem da tradição dos vestidos de noiva, os diferentes estilos e as curiosidades sobre sua história.

Acredita-se que desde as primeiras celebrações de casamento a noiva veste algo especial para a ocasião. Na bíblia sagrada existem descrições sobre o que elas vestiam para esse momento. Porém, o tradicional vestido branco tem uma história um pouco mais recente.

Na civilização ocidental o casamento era visto como uma espécie de arranjo comercial ou político. O amor e a afinidade entre os noivos não eram coisas relevantes e, em muitas situações, os casamentos eram combinados quando os "noivos" ainda eram crianças. Nesse contexto, os vestidos eram bem coloridos, luxuosos e exuberantes para ostentar as posses e mostrar o status das famílias.
.
As cores escolhidas variavam de acordo com a época. Durante a idade média, entre os anos 476 e 1453 por exemplo, a cor mais usada nas cerimônias de casamento era o vermelho. A cultura oriental também usava essa cor nos vestidos por acreditar que ela atraía prosperidade, sendo comum noivas vestidas de vermelho no Japão, Índia e China.

Pode parecer muito estranho pensar nisso hoje em dia, mas a cor preta também já foi a cor de vestidos de noiva.

.
Durante a alta Renascença no século XVI e o período barroco no século XVII, a religiosidade estava em alta nos costumes europeus e a cor mais adequada para se apresentar em público diante de uma sociedade extremamente religiosa era a mais sóbria das cores, o preto. Adequada inclusive para as noivas que ficavam em evidência justamente em uma cerimônia religiosa.

Já a cor branca, que é tão usada pelas noivas hoje em dia, teve sua estréia em casamentos durante a cerimônia da princesa Philippa da Inglaterra em 1406. A princesa usou uma túnica com uma capa de seda que era branca.

.
Mas o primeiro vestido branco de casamento foi usado por Maria da Escócia em 1559 em seu casamento com Francis Dauphin da França. O fato foi bem inusitado pois apesar de ser a cor favorita da monarca, o branco, na época, era uma cor de luto para as rainhas francesas.

No entanto, o vestido de noiva branco que marcou a história e criou uma tradição, foi o vestido de noiva da Rainha Vitória em 1840. Para o casamento com o Príncipe Albert, Vitória usou um vestido branco com ornamentos de renda Honiton, sem usar a coroa.

blogModacad--vestido-de-noiva---Rainha-Victoria Acredita-se que a Rainha Victória seja a responsável pela tradição criada para o vestido de noiva branco (Fonte: wikimedia commons)

.
A Rainha Vitória foi uma das primeiras nobres a ter um casamento por amor e a partir daí o branco ficou identificado com os sentimentos de pureza e virgindade. Por ser ela uma rainha muito popular, ilustrações de seu casamento foram muito publicadas e a cerimônia se tornou um sonho para muitas noivas. Inspiradas no casamento da rainha, as noivas começaram a escolher o branco para celebrar o seu próprio casamento.

No século XX, a distinção dos vestidos de noiva já era marcada não mais só pela cor. Os modelos de vestidos de noiva já eram mais destacados do que os modelos usados em festas e cerimônias, do que as roupas mais luxuosas.

.
Em um movimento de mudança dessa situação, no início do século, o estilo Art Noveau inspirou os estilistas e marcou a transição destes trajes tradicionais e para algo mais moderno. Mesmo este estilo sendo mais popular na Europa, ele inspirou também o resto do mundo.
.
Depois do estilo Art Noveau, a Belle Époque francesa influenciou a moda dos vestidos de noiva deixando a modelagem solta, com muitos adornos, flores e veus longos. A liberdade para os novos estilos fazerem parte desta tradição conservadora, que é a cerimônia de casamento, celebrava as novidades sem abrir mão do luxo.

Anos 20
Durante a década de 20 os vestidos de noiva continuam nesta linha de seguir as características de moda da época, só que desta vez em sintonia com a moda influenciada pelo pós guerra. A silhueta era reta e os materiais refletiam a sobriedade ditada pela escassez do pós guerra.

blogModacad-vestido-de-noiva---Anos-20 Modelo de vestido de noiva usado nos anos 20 (Fonte: wikimedia commons)

.
Mas para compensar e manter o máximo de luxo posível, os vestidos eram muito bem decorados com bordados e pedrarias no estilo Art Déco. O uso do véu longo e flores populares na década anterior continuavam em alta.

Anos 30
.
Os anos 30 trouxeram a moda das silhuetas mais ajustadas. As mangas compridas nos vestidos de noiva fizeram muito sucesso nessa época e muitas vezes os vestidos não tinham decotes e quando tinham, eram bem discretos.

Anos 40
.
Os vestidos de noiva voltam refletir a crise deixada pelas guerras. Nos anos 40 os cortes eram mais simples e os vestidos eram feitos com pouco tecido. Era comum ver casamentos em que as noivas usavam tailleur, pois confecionar um vestido era muito caro, em uma década em que a grande maioria das pessoas estava com dificuldades financeiras. Em algumas excessões, houveram noivas que ainda usaram caldas longas em seus vestidos de noiva.

Anos 50

!blogModacad--vestido-de-noiva--anos-50 Vestido de Noiva de 1950 (Fonte: Linde1)

.
Os anos dourados chegam cheios de glamour e brilho para esquecer a escassez e as restrições do pós guerra!

O New Look de Christian Dior influenciou toda uma década e não seria diferente quando o assunto é o vestido de noiva. Os vestidos dos anos 50 tinham saias volumosas e cinturas bem marcadas, também era comum o uso da manga longa, além da novidade do comprimento midi lançado para a moda, que começa a ser usado também nos vestidos de noiva.
.
O vestido de noiva da Grace Kelly em 1956 foi um dos mais marcantes da década de 50, traduzindo todo o glamour da época. Uma das atrizes mais famosas da época, Grace Kelly deixou de ser uma estrela de cinema e passou a ser a princesa de Mônaco na cerimônia do seu casamento.

Anos 60
.
Os anos 60 chegaram para quebrar paradigmas. Os vestidos longos e midis ficaram em segundo plano com a ousada novidade dos vestidos de noiva mini. Os vestidos mini esbanjavam modernidade com seus modelos tubinho e cortes geométricos, sem muitos babados ou bordados. Era possível comprar esses vestidos prontos para o casamento.

Anos 70

.
Na década de 70 a principal influência era o Movimento Hippie e isso foi reproduzido também nos vestidos de noiva. Nessa época os trajes de noiva tinham referências campestres, diversidade de cores, texturas, e formas. Muitos vestidos de noiva eram feitos de forma artesanal, refletindo um estilo de vida romântico, mais simples e livre de formalismos.

Anos 80

.
Nos anos 80 predominou o exagero. As mangas bufantes eram enormes, o buquê, o véu, a grinalda reconquistam todo o seu destaque. Os vestidos tinham muita saia, muita gola e bordado. O vestido que virou ícone da década e inspiração para muitos casamentos foi o da princesa Diana.

Anos 90
Apesar de serem um pouco menores, as mangas bufantes também fizeram sucesso nos anos 90. Era comum também vestidos de noiva acinturados com corpetes e muito volume na saia como o da cantora Thalia.

blogModacad-vestido-de-noiva-Jailma-e-L-via Esse modelo da minha tia Jailma com mangas bufantes é de 1991 e essa pequena na frente sou eu (Fonte: arquivo pessoal)

.
Os modelos tinham muita renda, babados e tecido acetinado. A grande maioria dos vestidos tinha muito brilho, mas eram menos exagerados que os vestidos dos anos 80.

Anos 2000

blogModacad--vestidos-de-noiva---Kate-Middleton Os vestidos nos anos 2000 ficaram mais simples que nas décadas anteriores (Fonte: zodebala)

.
Os anos 2000 chegaram com uma pegada mais simples quando comparados às duas décadas anteriores. Os vestidos destacavam o glamour, mas as mangas exageradas deram lugar a mangas rendadas, em vestidos mais ajustados ao corpo. Além desse modelo, não podemos esquecer do grande sucesso, queridinho de muitas noivas até hoje, o modelo sereia.

Atualmente existem diversos modelos disponíveis, que atendem aos mais variados estilos e gostos, desde a noiva simples e minimalista até a noiva mais glamourosa.

Gostou deste post "Vestido de Noiva - histórias, estilos e curiosidades"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.