Diferentes Técnicas de Tingimento Têxtil

No post de hoje vamos falar sobre diferentes processos de tingimento, suas técnicas e efeitos.

Diferentes Técnicas de Tingimento Têxtil
(Foto de capa-Criador: AscentXmedia | Crédito: Getty Images/iStockphoto)

.
Quando eu era criança, me lembro de ver minha mãe tingindo roupas com um corante que ela dissolvia em uma panela com água quente e depois mergulhava as roupas para colorir.

Atualmente eu ainda uso essa técnica para dar vida nova às minhas roupas, principalmente às calças pretas, que desbotam mais rápido do que as outras cores. Trata-se de um corante industrial em pó, preparado para manuseio e uso caseiro, solúvel em água, que não necesita de altas temperaturas para a coloração e fixação das cores nos tecidos.

Mas além dessa técnica de tingimento têxtil bem simples e caseira, existem muitas outras formas artesanais e industriais de tingir tecidos.

Já falamos sobre a história do tingimento têxtil, sobre seu processo inicialmente artesanal, com produtos naturais, até o surgimento dos corantes químicos e dos processos de tingimento industriais.

No post de hoje vamos falar sobre outros tipos de processos de tingimento, seus efeitos e suas técnicas, que se aplicam a baixas ou altas quantidades de peças e, em alguns casos, podem ser usadas para as duas coisas.

Tingimentos Caseiros

.

Tingimento de roupas com água fria
O tingimento feito com água fria é bastante simples. Primeiro é preciso dissolver o pó corante na água quente, deixar esfriar e inserir o fixador e sal. Depois é só deixar as roupas de molho por uma hora antes de enxaguar.
.

Tingimento de roupas com água quente
Para tingir com água quente, primeiro é necessário lavar a roupa. Depois dissolva o pó corante em água, mergulhe a peça ainda úmida e leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar e depois enxague com água morna.
.

iStock-1294370100--1- (Crédito:Sirirak/iStock)

.

Tingir roupas na máquina de lavar roupas
Coloque as peças na máquina e escolha o método de lavagem com água quente. Quando terminar, coloque a tinta diluida em um litro de água para repetir o ciclo de lavagem com água quente. Depois de completar este ciclo de lavagem com a tinta, repita o ciclo pela terceira vez para lavar a tinta da roupa, enxaguar e secar. Desta vez, coloque um pouco de sal e vinagre na água para ajudar a fixar a cor.

Depois de terminar o tingimento, é importante fazer um novo ciclo de lavagem com água quente, com a máquina sem roupas, para limpar o resíduo da tinta na máquina e impedir de manchar as próximas roupas a serem lavadas.
.

Ombré

A tradução da expressão francesa Ombré é ‘sombra’. Essa técnica faz com que o efeito do tingimento seja semelhante a um sombreado, as cores vão se modificando gradualmente. Mesmo se tiver mais de um tom de cor no tecido essa transição de uma cor para a outra é bem suave. Este processo é demorado e as tintas utilizadas são muito diluídas para que não marque a transição entre as cores no tecido, preservando o efeito degradê.
.

Deep Dye

O deep-dye é feito mergulhando parcialmente o tecido na tinta. O processo é repetido a cada cor e as barras de cor ficam bem definidas. É possível colorir em vários tons pintando o tecido da cor mais clara até a mais escura. As faixas de cor ficam mais nítidas ainda com esse processo de controle da intensidade de cada cor.

Tie Dye

Tie significa amarrar e dye tingir, por isso essa expressão é usada para definir uma das técnicas de tingimento mais descoladas. Para fazer o Tie Dye é necessário fazer amarrações no tecido que podem ser horizontais, verticais ou em círculos. Depois de feitas as amarrações é só fazer o tingimento.
.

iStock-1298558499 (Crédito:Six_Characters/iStock)

.

Os efeitos dessa técnica são maravilhosos. São sempre muito originais, apesar de uso desta técnica ser muito difundido.
.

Shibori

Similar à técnica do Tie-Dye, o Shibori é uma arte milenar japonesa que também usa dobras, amarrações e torções para criar padronagens nos tecidos. Porém as amarrações são bem mais diversificadas, estampando padrões muito variados.
.

iStock-1205255054 (Crédito:MosayMay/iStock)

.

Existem variações da técnica Shibori, mas mesmo utilizando um mesmo método de amarração, cada tingimento garante resultados muito diferentes.

Variações do Shibori

O kumo shibori é uma forma de produzir estampa com padronagem semelhante a listras. Para conseguir esse efeito o tecido é plissado antes de fazer o tingimento.
.

O miura shibori tem o efeito semelhante aos movimentos da água. É feito com agulha e linhas da própria trama do tecido.
.

O arashi shibori é feito com tecido amarrado e torcido em diagonal. A tradução de Arashi é tempestade e o efeito do tingimento é semelhante a uma chuva forte.
.

O itajime shibori é feito prensando o tecido entre duas madeiras ou plásticos, isso faz com que o corante não penetre no tecido nas partes onde a madeira está presa.
.

Batique

Como já falamos em nosso texto sobre estamparias manuais e semimanuais

O batique é a técnica em que se aplica a cor que se pretende colorir, em uma área limitada por uma camada de cera que impede a absorção da tinta naquela área. A cada tingimento de uma cor, áreas já coloridas ou reservadas a outras cores, precisam ser protegidas pela aplicação desta cera.
.

> pxfuel.com--5- (Crédito: pxfuel.com)

.
Estampas com muitas cores exigem a aplicação e remoção de cera várias vezes para serem feitas. A cera só é completamente removida do tecido, ao final do processo. Esta técnica é de origem javanesa.
Telma Barcellos

.

e.dye

A tecnologia e.dye Waterless Color System é uma alternativa às técnicas de tingimento tradicionais que usam muita água e energia em seus processos.

O processo chamado dope-dyed faz com que a técnica e.dye não use nenhuma gota de água para tingir os fios sintéticos. A cor é adicionada antes dos polímeros serem extrudados e por isso ela fica dentro do fio. A cartela oferecida pelo sistema e.dye tem mais de 2500 cores.

Além de colaborar para preservar o meio ambiente, uma vez que usa menos água, menos energia e menos produtos químicos prejudiciais a natureza, o e.dye oferece um acabamento melhor e as cores não desbotam.

.
.

Alchemie Endeavour

Alchemie Technology, apresenteou uma nova tecnologia disruptiva de tingimento têxtil durante o evento China Interdye 2019. O Alchemie Endeavour que não utiliza água em seus processos.

De acordo com informações da empresa o Alchemie Endeavour produz mais de 2000 metros quadrados de tingimento em tecido por hora e reduz o desperdício de água e energia em mais de 80%. A tecnologia oferece excelentes resultados com alta consistência e solidez de cores. O novo processo exclusivo de tingimento distribui as moléculas de corante no tecido fazendo com que o tecido absorva bem e distribua as cores de forma homogênea e com alta fixação.

Gostou deste post "Diferentes Técnicas de Tingimento Têxtil"?

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.