Modacad - Blog para confecções estilistas e modelistas | BlogModacad

Ver tecidos em modelos | Moldes de roupas | Pesquisa de moda - Modacad

Técnicas de estamparia - Manuais e semi manuais.

Marmorização - A tinta flutuando sobre o suporte líquido que vai transferir o desenho para o tecido

.
Atualmente a estamparia é essencial no universo da moda e são utilizadas diversas tecnologias para estampar tecidos. Vamos falar de algumas delas:
.

Estamparia Manual

.
A estamparia manual tem diversas técnicas. Escolhi falar das que acho de principal importância e que continuam a ser usadas até hoje. A primeira de todas é a Pintura livre, feita inicialmente com os dedos, depois com istrumentos rudimentares como por exemplo folhas, cascas, pedras, até a criação dos pincéis. Hoje continua a ser feita em qualquer um destes processos e sua característica principal é resultar imagens únicas.

Outro processo de estamparia com esta mesma característica, cujas imagens jamais serão reproduzidas em série é a Marmorização.

Com origem na antiga arte japonesa chamada Suminagashi, a marmorização em água por imersão existe há quase mil e duzentos anos, e se resume em desenhar sobre um banho líquido ou de gel, onde a tinta flutua, e por mergulho na superfície o design criado é transferido para o papel, tecido ou objeto tridimensional.

blogModacad-estamparia-marmorizacao

Mayu Silk Art, situada na Califórnia, trouxe para o século XXI essas técnicas tradicionais com materiais modernos, ecológicos e recicláveis.

.
Novas técnicas manuais de estamparia vão sendo criadas ao longo da história da humanidade para vencer os desafios de estampar maiores áreas de tecido e de reproduzir uma imagem repetidas vezes, sem muitas alterações. Exemplos dessas técnicas ainda usadas até hoje são o bloco de impressão, o estêncil e o batique.
.

blogModacad-estamparia-Stencil

Stencil sobre tecido

.

A impressão com blocos funcina como um carimbo. As imagens são entalhadas nos blocos que são embebidos na tinta e pressionados no tecido.

O stencil é a técnica em que se aplica a cor que se pretende colorir, em uma área limitada por um desenho em moldes vazados.

E finalmente, o batique é a técnica em que se aplica a cor que se pretende colorir, em uma área limitada por uma camada de cera que impede a absorção da tinta naquela área. A cada tingimento de uma cor, áreas já coloridas ou reservadas a outras cores, precisam ser protegidas pela aplicação desta cera. Estampas com muitas cores exigem a aplicação e remoção de cera várias vezes para serem feitas. A cera só é completamente removida do tecido, ao final do processo. Esta técnica é de origem javanesa.
.

blogModacad-estamparia-Batik

Batique - técnica usada em estamparia de tecidos e em obras de arte.

.

"Apesar das técnicas manuais serem mais demoradas, os resultados são maravilhosos e há quem prefira esses métodos pelo prazer da criação e pela exclusividade das peças. Afinal, nestes processos, uma peça nunca será exatamente igual à outra." Lívia Monteiro

Estas técnicas quando usadas em estilos de desenhos como o grafismo, com suas formas geométricas básicas - quadrados, triângulos, losângulos, listras, etc, dão um resultado harmonioso porque unem o rigor das formas ao aspecto rústico e artesanal das estampas desenhadas à mão.

blogModacad-estamparia-grafismo-1

Grafismo e técnicas manuais - quebrando o rigor das formas com do traço a mão livre.

.

Estamparia semi manual, isto é, parcialmente executada à mão

.

Serigrafia

.
A serigrafia é uma técnica que consiste em pressiohar a tinta em uma tela sobre um tecido, com um rodo. A tinta atravessa a tela e colore o tecido nas áreas livres. As áreas em que a tela está velada, não permitem a passagem da tinta.

Para gravar o desenho na tela, pinta-se a tela com uma emulsão fotossensível, que é colocada em uma mesa de luz, sobre um fotolito com a imagem a ser impressa desenhada em cor preta. Os pontos escuros do fotolito correspondem aos locais que ficarão vazados na tela. Correspondem à área do tecido que vai receber a tinta para formar a imagem.

Para estampar imagens coloridas é necessário gravar uma tela para cada cor a ser impressa. Depois de impressa, cada cor precisa estar seca antes da impressão da próxima cor.

O fotolito pode ser impresso a laser, a tinta ou até desenhado à mão. Por isso a serigrafia pode usar desenhos, imagens fotografadas e até digitalizadas como matrizes de uma estampa.

Os resultados são geralmente bem variados. São inúmeras as possibilidades de criação com resultados muito diferentes.

blogModacad-estamparia-Serigrafia

Pressionando a tinta na tela com o rodo, sobre o tecido.

.

O processo serigráfico é usado também para outras técnicas de estamparia como a corrosão, o devorée e a cola plastisol com glitter, ou com esfera sintética ou com flocagem.
.

Corrosão

.
"É a destruição da cor do tingimento na área onde foi aplicada a impressão. Se a área previamente tinta com um corante se torna branca ou incolor por corrosão, o processo é denominado “corrosão branca”. Se a área colorida é descarregada e recolorida por meio de uma formulação de corrosão pigmentada, o processo é denominado “corrosão colorida”."

As preparações de corrosão podem ser aplicadas nos tecidos por meio de Serigrafia plana ou rotativa, por pintura manual ou automática, com carimbos tradicionais e outros alternativos como borrachas de EVA. Uma simples fruta cortada e usada como carimbo pode render efeitos de corrosão inusitados.

blogModacad-estamparia-estampacorrosao

Jeans estampado através do sistema de corrosão

.

Devorèe

.
A técnica, também conhecida como Burnout, realiza a estamparia sobre veludo, plush e outros tecidos com texturas semelhantes. Usando a espessura do relevo para estampar, o desenho é feito pela queima, que cria uma marca delimitando o gráfico no tecido. Assim que se retira a pasta da queima, o desenho fica determinado com uma diferença da textura lisa entre a parte queimada e o veludo macio.

blogModacad-estamparia-BlogDevore

Veludo estampado em devorèe. O tecido dever ser misto ou sintético.

.

Plastisol incolor

.
O Plastisol é o suporte para o glitter, a esfera sintética ou a flocagem. É aplicado no tecido por meio de bisnaga ou serigraficamente. O processo pode ser artesanal, ou ser usado em grandes estamparias.
.

blogModacad-estamparia-flocagem-Kamurtex--
http://kamurtex.com.br/service/flocagem-em-estamparia-rotativa/
.

Depois de conhecer Técnicas de estamparia - Manuais e semi manuais aqui no BlogModacad, leia também os outros posts da série Técnicas de estamparia:
Como surgiu a estamparia
Técnicas de estamparia - Estampa corrida rotativa e por quadros
Técnicas de estamparia - Matrizes digitais.

Gostou deste post da série sobre estamparia? Deixe um comentário e compartilhe nosso post. Aproveite para acessar o Modacad App e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente tecidos nos modelos para fazer suas criações.
O acesso é gratuito e ilimitado!

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

Author image
Criadora do Modacad. Responsável pelo desenho de modelagem para vários tipos de corpo.