Estilismo pelo mundo TOKIO Outono Inverno 2024 2025

Estilismo pelo mundo é uma série de textos do blogModacad sobre a criação e comercialização de moda fiel às raízes culturais de povos fora do eixo Europa e EUA. Queremos encontrar criadores e coleções conectadas com as raízes culturais da diversidade dos povos espalhados pelo norte e sul global.

Estilismo pelo mundo TOKIO Outono Inverno 2024 2025
Imagem 1 <a href="https://www.freepik.com/free-photo/going-out-concept-with-girl-night_4344200.htm">Image by freepik</a> - Imagem 2 <a href="https://www.freepik.com/free-photo/front-view-african-woman-wearing-traditional-accessories_11072030.htm">Image by freepik</a> - Imagem 3 Foto de <a href="https://unsplash.com/pt-br/@tamarabellis?utm_content=creditCopyText&utm_medium=referral&utm_source=unsplash">Tamara Bellis</a> na <a href="https://unsplash.com/pt-br/fotografias/foto-de-foco-raso-da-mulher-que-esta-perto-da-parede-eDVQwVMLMgU?utm_content=creditCopyText&utm_medium=referral&utm_source=unsplash">Unsplash</a> Imagem 4 - (Crédito Capa: FGTrade Fonte: iStock)

Este é apenas o primeiro texto de uma série para falar de estilo daqui para frente.

Porque uma série?

Porque a ideia é começar esta pesquisa pelas últimas coleções desfiladas nas semanas de moda outono inverno 2024 2025 para o hemisfério norte e prosseguir a pesquisa com as últimas semanas de moda do sul global e suas coleções, criadas neste mesmo período, para outros contextos de clima, cultura e comportamento social.

Mais.

Vamos falar das semanas de moda fora do eixo Europa e Estados Unidos! Penso que além de ampliar horizontes de referência estética, esta abordagem pode se tornar também uma referência sobre como está sendo feita e comercializada a criação de moda fiel às raízes culturais de outros povos.

Minhas pesquisas de estilo pelo mundo pretendem identificar criadores e coleções que mostrem o DNA da cultura da comunidade onde aquela produção de originalidade está sendo criada.

Em outras palavras, esta curadoria de estilo quer buscar beleza e criatividade conectadas com as raízes culturais da diversidade dos povos espalhados pelo mundo.

Foto 1 <a href="https://www.freepik.com/free-ai-image/medium-shot-woman-having-fun-outdoors_62435150.htm#&position=0&from_view=search&track=ais&uuid=78884d47-2bb7-431a-afc5-138bee71f630">Image by freepik</a> Foto 2<a href="https://www.freepik.com/free-photo/lifestyle-night-city-with-young-person_19123674.htm#fromView=search&page=1&position=46&uuid=aeb88e0d-e8aa-457d-b171-3ba9fe036973">Image by freepik</a> Foto 3 <a href="https://www.freepik.com/free-photo/young-indian-woman-wearing-sari_26140522.htm#fromView=search&page=2&position=43&uuid=1b767d3a-3ab7-42eb-8ac6-939f795dc889">Image by freepik</a>

Mais.

Esta pesquisa se inicia agora com as semanas de moda, mas a ideia é prosseguir extrapolando estas fontes de informação, com uma pesquisa sobre o vestuário de comunidades com a vida social ainda pelo menos um pouco preservada do processo de aculturação da globalização.

O viés desta segunda etapa é procurar conhecer estéticas ainda muito relacionadas à funcionalidade das roupas para cada comunidade e conhecer também a dinâmica da distinção social destas comunidades e sua estreita relação com a criação da beleza para vestir.

Foto 1<a href="https://www.freepik.com/free-photo/high-angle-woman-posing-with-sunglasses_32498744.htm#fromView=search&page=1&position=5&uuid=4a238739-3c83-44e9-a2ea-3ac7c7cde61a">Image by freepik</a> - Foto 2 Foto de <a href="https://unsplash.com/pt-br/@luobulinka?utm_content=creditCopyText&utm_medium=referral&utm_source=unsplash">邱 严</a> na <a href="https://unsplash.com/pt-br/fotografias/mulher-no-vestido-floral-cor-de-rosa-que-segura-os-oculos-de-sol-pretos-FO4mQZi1c0M?utm_content=creditCopyText&utm_medium=referral&utm_source=unsplash">Unsplash</a> - Foto 3 CarlosRosaJrTere, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Enfim, mesmo sem saber que caminhos este trabalho vai encontrar para prosseguir, o objetivo está bem definido antes mesmo do começo. Buscar mais do que as tendências globais como referência. Buscar contato com a experiência real dos negócios de moda pelo mundo que apostam no desafio da criação de uma identidade própria, cujo sucesso é a conquista de um mercado fidelizado regional e porque não, também global. Um mercado só seu. O desafio é grande, mas a conquista também é.

Identidade cultural e supremacia de mercado

A consolidação de identidades nacionais unificadas e reconhecidas pelos outros países na produção dos negócios de moda é a base da consolidação da supremacia de mercado do eixo Europa – Estados Unidos.

Entidades públicas e privadas da indústria de moda brasileira deveriam ter como meta esta conquista, investindo na sua criação e consolidação. É possível inclusive, aprender como fazê-lo estudando a história da instituição destas autoridades na trajetória da indústria da moda da França.

Por lá, a bem mais de um século, a indústria da moda é uma questão de estado da maior importância. E o retorno financeiro desta atividade industrial na economia nacional é o que justifica o enorme investimento do estado em todas as áreas da estratégica indústria de moda francesa, desde a infraestrutura até as relações internacionais de comércio e diplomacia.

Conheça um pouco o trabalho da Chambre Syndicale de la Haute Couture aqui no blogModacad no texto “O que é a Alta Costura para a Moda e o que pode mudar na era pós pandemia”.

Pode ser interessante também conhecer a história de como a indústria da moda na França conquistou sua supremacia mundial, aproveitando as oportunidades das grandes mudanças ocorridas na virada do século XIX para o século XX, no texto "Moda e Crises #1 - o que podemos aprender com o passado" também aqui no blogModacad.

Estilistas brasileiros que buscarem esta conquista, podem contar com a beleza inesgotável da diversidade cultural e ambiental brasileira para criar uma moda única porém conectada a uma identidade nacional, com este potencial de consolidar seu mercado fidelizado na comunidade regional e global.

Os empresários dos negócios de moda com esta identidade autoral podem fidelizar mercados já conquistados e também fidelizar novas oportunidades.

A ideia aqui é contribuir com estas pesquisas para esta conquista dos nossos estilistas, empresários e do coletivo da indústria de moda brasileira.

Então... sem mais demora, mãos à obra!

Rakuten fashion week Tokio

11 a 16 de março de 2024

Collection: pays des fées

Designer: Lim Asafuji

https://youtu.be/t1O5Z0da1hU?si=xGoO1Tch03uC7YdU

Esta coleção representa muito bem a linha de pesquisa desta curadoria. A harmonia do estilo inovador com a assinatura do DNA da ancestralidade da cultura japonesa é bem evidente.

Roupas cheias de liberdade e atitude provocam o desejo de vestir. Modelos que combinam conforto e versatilidade com shapes super femininos surpreendem criando looks sensuais e contemporâneos.

A assinatura da cultura japonesa marca sua presença na sóbria e delicada paleta de cores e texturas dos materiais, no design das estampas e no stylishing do desfile.

https://youtu.be/t1O5Z0da1hU?si=xGoO1Tch03uC7YdU

Um casting de "bonecas de louça", presas em acessórios limitantes e calcados com "solas tamanco" bem altas que fazem do andar uma tarefa complexa, desfilam uma coleção de modelos lindos, leves e libertadores!

Isso mesmo! A sensação é de perplexidade. Sapatilhas de ponta do balé clássico e acessórios que cobrem a cabeça impedindo a visão parecem denunciar a banalização da condição limitante do vestir feminino em todas as culturas. Outras coisas como cintas liga fora do lugar, uma saia de bailarina em um look nada feminino e até mesmo estranhas estampas nas meias finas ajudam a dar o tom do absurdo desta banalização do desconforto e do desserviço de várias tradições do vestuário feminino ao redor do mundo.

https://youtu.be/t1O5Z0da1hU?si=xGoO1Tch03uC7YdU

Para completar, o desfile com as meninas "pisando em ovos" para atravessar a passarela sem tropeçar ou cair, acontece ao som do ranger de bonecas de cordas, sem música, que nos faz sentir com o corpo todo a aflição desta tamanha aberração paralisante, que transformou um simples desfilar em um imenso desafio.

Este trabalho surpreende pela originalidade e competência do design das roupas, pela conexão cultural com suas raízes e pela escolha da narrativa!

Afinal, a criatividade genuína anda de mãos dadas com a qualidade de gerar mudança de mentalidade.

https://youtu.be/t1O5Z0da1hU?si=xGoO1Tch03uC7YdU

Collection: Wildfräulein

Designer: Roop Shimura

https://www.youtube.com/live/P1j_d0uf9CY?si=5X-w1i-I-eyPNrgW

Sensacional! Esta coleção esbanja originalidade.

Modelos elaborados, confeccionados com um mix de ricos materiais, são acompanhados por uma linha de acessórios incrível!

Como definir uma alfaiataria rigorosa na técnica e completamente desconectada dos padrões tradicionais? Os volumes são muito originais! Peças que insinuam as curvas do corpo, mesmo com volume amplo, desfilam sensualidade ao vestir o corpo em movimento.

Saias masculinas que se confundem com os casacos longos, calças masculinas com sobreposição de saias “capas”, abertas ou recortadas, evidenciam a masculinidade viril das saias do vestuário masculino da ancestralidade asiática.

https://www.youtube.com/live/P1j_d0uf9CY?si=5X-w1i-I-eyPNrgW

A mistura nos looks de peças esportivas e despojadas com peças de alfaiataria sofisticada provoca o desejo de vestir. A combinação inusitada e complexa de materiais nestes looks desconstrói os conceitos de adequar o vestir aos eventos.

É uma beleza adequada à originalidade e à atitude de quem está vestindo. E vamos combinar... Esta é a beleza que se destaca sempre, em todos os lugares e ocasiões.

https://www.youtube.com/live/P1j_d0uf9CY?si=5X-w1i-I-eyPNrgW

O que realmente encanta nesta coleção é um design tão contemporâneo, às vezes quase futurista, com uma assinatura da cultura milenar japonesa tão evidente. O estilo mistura ancestralidade com memória da história recente.

É razoável supor que o estilo do design de modelos desestruturados fala do caos da destruição apocalíptica de duas bombas atômicas, que reescreveu a história da cultura japonesa?

Seria razoável supor também que a elegância de uma alfaiataria tão complexa, com um estilo original e impecável, fala da disciplina e do rigor da dura batalha de reconstrução de um país destruído por estas duas bombas atômicas?

https://www.youtube.com/live/P1j_d0uf9CY?si=5X-w1i-I-eyPNrgW

Já o design dos acessórios, para mim, sem duvida conversa de forma bem direta com a memória das duas grandes guerras do século XX. Acessórios para a cabeça, luvas, calcados e bolsas confeccionados com design e materiais super contemporâneos, incorporam uma estreita conexão com o design de acessórios das roupas de aviadores e soldados daquelas décadas.

Collection: Mikage Shin

Designer: Shin Mikage

https://www.youtube.com/live/1dIpzj3nO_k?si=eoGs5ZFHwLUpoELi

Nesta coleção, os contornos entre moda feminina e moda masculina estão completamente desconstruídos. Quase todos os modelos foram desfilados por meninos e meninas e o casting também representa a desconstrução deste contorno, quando seleciona belezas de tantos tipos físicos, que às vezes não sabemos se quem está desfilando é uma menina ou um menino.

Este é um tema que nos remete à cultura da aldeia global, com seus contextos cada vez mais compartilhados nesta era da comunicação digital. Porém o estilo do design, as cores e misturas de materiais tem uma conexão bastante autoral com a ancestralidade da cultura japonesa.

As saias e saias calça criadas para compor tanto os looks femininos quanto os masculinos, têm a identidade viril das saias masculinas dos trajes históricos do Japão. Isto fica bem evidente em uma mini saia de corte arrojado e despojado, que veste os meninos tão bem quanto as meninas.

https://www.youtube.com/live/1dIpzj3nO_k?si=eoGs5ZFHwLUpoELi

Esta mini saia “acessório” presa a um cinto é desfilada também em sobreposições de calças, bermudas e até de saias mais longas e cada um destes looks é desfilado tanto por um menino quanto por uma menina.

A originalidade desta mini saia "acessório" ultrapassa o design do estilo, realizando novidade também no comportamento.

https://www.youtube.com/live/1dIpzj3nO_k?si=eoGs5ZFHwLUpoELi

Modelos de vestidos desfilados por homens e mulheres em looks dinâmicos, com variadas sobreposições de peças, criam identidades originais para uma mesma peça.

O volume das calças também é bastante interessante... pernas largas com bocas estreitadas por recursos de modelagem criam um efeito visual cheio de movimento. Gaviões desestruturados mais baixos atrás do que na frente, com volume mais justo nos quadris, completam este shape presente em vários modelos da coleção.

No entanto, mesmo com uma proposta tão disruptiva, dois padrões arcaicos podem ser claramente identificados. O culto à extrema magreza e a predominância dos biotipos europeus e asiáticos de pele branca e cabelo liso.

https://www.youtube.com/live/1dIpzj3nO_k?si=T2P5EzC60UObhap1

Considerações finais

É importante registrar que o repertório criativo das 27 coleções desfiladas na Rakuten fashion week Tokio não pode ser esgotado nesta minha abordagem. Todas as coleções são muito ricas em originalidade e excelência.

A ideia aqui é convidar cada um de nossos leitores a ver estes e os outros desfiles com a pergunta desta pesquisa no olhar. Como identificar criadores e criações inovadores e ao mesmo tempo conectados com suas raízes culturais? Mais. O que podemos aprender com eles?

Neste link do evento aí acima, você acessa todos os desfiles. Vale conferir!

Fazer esta experiência para escolher você mesmo as coleções que melhor representam estas ideias nos leva direto a estas outras perguntas.

O que será que o seu olhar único vai rastrear? Como a sua visão exclusiva deste universo pode trazer caminhos orientados especialmente para o seu negócio de moda testar alternativas? Como alinhar a sua identidade com as raízes culturais brasileiras para conquistar novos mercados fidelizáveis a uma identidade mais bem definida?

Gostou deste texto "Estilismo pelo mundo TOKIO Outono Inverno 2024 2025"?

Não perca o próximo texto desta série, "Estilismo pelo Mundo BRASIL Estação 2024 2025".

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