Técnicas de estamparia - Matrizes digitais

Técnicas de estamparia - Matrizes digitais: eliminando a gravação de matrizes físicas e a exigência de quantidade mínima da reprodução das estampas. O salto de qualidade das imagens reproduzidas graças à fidelidade das fontes de dados e do uso do processamento de dados como matriz das reproduções.

Técnicas de estamparia - Matrizes digitais
Estampa corrida executada por impressão digital - imagens criadas e geradas por processamento de dados, interpretados por equipamentos de impressão que executam a estampa direto no tecido. Designer [Telma Barcellos](https://www.linkedin.com/in/telmamodacad/)*
Estampa corrida executada por impressão digital - imagens criadas e geradas por processamento de dados, interpretados por equipamentos de impressão que executam a estampa direto no tecido. Designer Telma Barcellos

.

O processo de estamparia tradicional através de telas ou cilindros exige investimento técnico e financeiro na produção destas matrizes. Esse investimento tem o seu custo dividido pelo número de unidades estampadas.

Para que o custo final do tecido estampado seja operacional, a quantidade mínima de peças - no caso de estampas localizadas, ou a quantidade mínima de metros - no caso de estampa corrida em tecidos, deve ser alta.

Resumindo, conforme o custo das matrizes, só é possível estampar acima de centenas de peças ou metros e até mesmo, acima de milhares. Este é o caso, por exemplo, da estamparia corrida para tecidos como a lycra.

As técnicas de estamparia com matrizes digitais resolveram este problema. As estampas são impressas em impressoras que recebem os dados, (a imagem), e os cartuchos de tintas depositam as cores sobre o papel ou tecido conforme o desenho.
.

As matrizes deixam de ser físicas. Agora são dados interpretados por um equipamento. As principais vantagens destas tecnologias são a libertação da exigência de quantidade mínima e a fidelidade das imagens.

Por causa da precisão da fonte de dados das imagens - computadores ou máquinas fotográficas digitais, e da eliminação do processo de separação de cores da policromia, hoje é possível estampar imagens que não podíamos nem sonhar a bem pouco tempo atrás.

Soma-se a isso a incrível vantagem de eliminar os erros de registros nas estampas (cores impressas fora do lugar), porque as impressoras imprimem todas as cores.

São estas as principais técnicas de estamparia com matrizes digitais:
.

Transferência ou Transfer

Este é um dos métodos de estamparia mais utilizados no mercado atualmente. É feito a partir de uma imagem impressa ou desenhada em um papel transfer e "transferida" para o tecido em uma prensa a calor. A imagem é passada para o tecido através da pressão a calor sobre o papel transfer junto com o tecido. O tranfer é o suporte da imagem e fica aplicado ao tecido.

.

(Fonte: Montar um negócio/ Pinterest)

.
Sem quantidade mínima, com baixo custo e alta lucratividade, o único porém desta tecnologia é a nítida aparência de adesivo grudado no tecido e a durabilidade mais instável, podendo perder cores nas primeiras lavagens.

Sublimação

.
A sublimação também utiliza uma prensa térmica e imagem impressa em papel, porém em um papel específico - o papel sublimático. A transferência da imagem não é direta, o que diferencia este processo do processo de Transfer, pois o material sólido se transforma em gasoso sem se tornar líquido.
.

(Fonte: Levina Shopping/Pinterest)

.

O principal diferencial dessa técnica é a durabilidade e a qualidade das estampas. Além de roupas, é possível estampar variados materiais usando a sublimação, entre eles, canecas, chinelos e tecidos em geral.

Impressão digital têxtil

.
A estamparia digital elimina qualquer suporte entre a tinta e o tecido. Não há o papel tranfer nem o sublimático. Os dados são interpretados pela impressora e os cartuchos de tintas depositam as cores diretamente sobre o tecido, conforme o desenho.

Isso faz com que a estampa criada seja impressa nos tecidos com uma riqueza impressionante de cores e detalhes, ao mesmo tempo que mantem a textura, o caimento e a beleza original dos tecidos.

Esta tecnologia estampa em alta resolução desenhos com os mais variados tons simultaneamente. Por isso hoje é possível estampar imagens retratando transparências, luzes e texturas sutis, impossíveis de serem estampadas com fidelidade a bem pouco tempo atrás.
.

(Fonte: Emultec/Mimaki/Divulgação)

.
Considerada um dos métodos mais sustentáveis de estamparia, a estamparia digital vem ganhando a simpatia das confecções slow fashion, eco fashion e marcas que buscam sutentabilidade em seus processos produtivos. Estas confecções, até então, preferiam não estampar seus tecidos para evitar o desperdício de material dos processos de estamparia tradicionais, frequente por causa de erros ou problemas de produção, sem contar a poluição do meio ambiente causada por estes processos.

Depois de conhecer Técnicas de estamparia - Matrizes digitais aqui no BlogModacad, leia também os outros posts da série Técnicas de estamparia:
Como surgiu a estamparia
Técnicas de estamparia - Manuais e semi manuais.
Técnicas de estamparia - Estampa corrida rotativa e por quadros

Gostou deste post "Técnicas de estamparia - Matrizes digitais"?

Leia também "Técnicas de estamparia - Estampa corrida rotativa e por quadros" e "Técnicas de estamparia - Manuais e semi manuais".

É possível que goste também do post "Como surgiu a estamparia"

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.