Tecidos mais usados na alfaiataria

Tecidos para a confecção de roupas de alfaiataria feminina e masculina, tais como como blazer, spencer, calça social e saia social, camisas, coletes, casacos e sobretudos.

Tecidos mais usados na alfaiataria
(Foto de capa: Fonte PxHere)

.
A escolha dos tecidos para a produção das roupas de alfaiataria é muito importante. Isso porque eles precisam ter um bom caimento e aspecto elegante.

Tecidos mais pesados e encorpados são os mais adequados para o tipo de modelagem das peças de alfaiataria, que desenham as curvas do corpo, mesmo não sendo peças muito justas ao corpo.

Considerando tudo isso, vamos falar dos tecidos mais usados para confecção de peças de alfaiataria e suas características, para orientar escolhas para a produção.
.

Tecidos 100% fibra natural ou de composição mista

.
As fibras naturais podem ser de origem vegetal ou animal. As fibras de algodão e linho são vegetais. A seda e a lã são de origem animal.

Os tecidos de fibras naturais são agradáveis ao toque, permitem que a pele respire absorvendo o suor sem enxarcar, sendo por isso mesmo excelentes isolantes térmicos para o calor e para o frio.

As fibras naturais podem ser usadas junto com fibras artificiais e ou sintéticas, para produzir os tecidos de "composição mista".

Linho

O linho é considerado um tecido nobre, porque a fibra do linho tem qualidade superior, seu uso tem tradição milenar na tecelagem e seu preço é elevado. Este tecido simboliza luxo e elegância. Seu aspecto rústico é muito valorizado, talvez por que mostra os fios da trama e urdume, deixando aparente a estrutura da tecelagem.

O tecido de linho pode ser produzido desde gramaturas levíssimas, até as gramaturas médias e pesadas, que são as mais indicadas para a alfaiataria.
.

iStock-1157880272 Terno de linho (Fonte: minianne/iStock)

.
O tecido de linho é produzido com variadas composições:

  • 100% linho
  • linho com uma pequena porcentagem de elastano
  • linho com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose
  • linho com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster
  • linho com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o poliéster e o elastano
    .

A fibra natural da lã é de origem animal. A fibra de lã mais usada é a de ovelhas, mas as fibras são extraídas também da lã de lhamas, alpacas, vicunhas, cabras e carneiros.

Sua principal característica é a elasticidade que costuma ser maior nas fibras mais finas, como por exemplo as fibras da lã de alpaca e vicunha.

Existem diversos tipos tecidos de lã e um tecido de lã muito usado na alfaiataria é o de lã fria, que retem menos calor. Esse tecido é feito com fios de fibras longas e mais finas e, tal como o algodão, sua qualidade pode ser verificada quanto maior é o número de fios em determinada unidade de área do tecido.

A lã fria por suas qualidades térmicas, sua expessura leve e seu aspecto elegante é muito valorizada na confecção ternos, costumes, blazers e calça social, principalmente na alfaiataria masculina.
.

iStock-1173080285 Ternos masculinos de lã fria (Fonte: webphotographeer/iStock)

.
O tecido de lã é produzido com variadas composições:

  • 100% lã;
  • lã com uma pequena porcentagem de elastano;
  • lã com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose;
  • lã com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo a lã acrílica
  • lã com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o poliéster e ou o elastano
    .

Veludo

Sua fibra natural pode ser o algodão, a seda e a lã. Suas principais características são os pelos curtos em seu lado externo, com seu lado avesso liso. O veludo tem uma textura macia e pode ser fosco ou brilhante e até ter um aspecto molhado dependendo do tipo de material usado em sua fabricação.
.

iStock-461067133 Terno de veludo (Fonte: feedough/iStock)

.
O tecido de veludo é produzido com variadas composições:

  • 100% algodão, seda ou lã;
  • algodão, seda ou lã com uma pequena porcentagem de elastano;
  • algodão, seda ou lã com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose
  • algodão, seda ou lã com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster.
  • algodão, seda ou lã com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o poliéster e ou o elastano
    .

Gabardine

Sua fibra natural é o algodão e a lã. Sua estrutura da tecelagem e o tratamento dos fios foram criados de forma a produzir um tecido com propriedades impermeáveis. A criação das fibras artificiais e sintéticas trouxeram avanços importantes para a produção de tecidos impermeáveis. Por este motivo, a "Gabardine sintética" com fibras artificiais e sintéticas não é menos valorizada do que as composições com fibras naturais.
.

iStock-1046026816 Amostras de tecido de gabardine (Fonte: GrashAlex/iStock)

.
O tecido de gabardine é produzido com variadas composições:

  • 100% algodão ou lã
  • algodão ou lã com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose
  • algodão ou lã com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster.
  • algodão ou lã com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o poliéster.
    .

Sarja

Sua fibra natural é o algodão. A principal característica da sarja é que seus fios são tecidos formando uma trama em diagonal que garante maior flexibilidade. A sarja pode ser tecida com acabamento rústico ou com acabamentos acetinados, mais elegantes. São estes os tipos de sarja mais escolhidos para a alfaiataria.
.

iStock-1184393364 Sobretudo de sarja (Fonte: photographer/istock)

.
O tecido de sarja é produzido com variadas composições:

  • 100% algodão
  • algodão com uma pequena porcentagem de elastano
  • algodão com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose
  • algodão com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster.
  • algodão com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o elastano.
    .

Jacquard

Suas fibras naturais são o algodão e a seda. O jacquard também pode ser tecido com a lã, mas é menos frequente nos tecidos para vestuário. A principal característica deste tecido são as imagens em alto relevo estampando o tecido. A beleza das imagens que ele pode estampar garante requinte e sofisticação à peça.

Ele pode ser tecido desde as espessuras bem finas até as espessuras tão pesadas, que não são adequadas para o vestuário. As espessuras adequadas para alfaiataria estão entre as médias e semi pesadas.
.

iStock-1091838212 Tecidos de Jacquard (Fonte: wsfurlan/iStock)

.
O tecido Jacquard é produzido com variadas composições:

  • 100% algodão ou seda
  • algodão ou seda com uma pequena porcentagem de elastano
  • algodão ou seda com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose
  • algodão ou seda com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster.
  • algodão ou seda com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o poliéster e o elastano.
    .

Zibeline

Sua fibra natural é a seda. É um tecido bem encorpado, adequado para peças estruturadas. Tecido forte, nobre e com brilho discreto, o zibeline tem um caimento superchique.

Apesar de ser um tecido bem encorpado, a Zibeline tem espessura fina, adequada para dobraduras muito bem feitas, permitindo a produção de modelos mais elaborados e originais. Por estas qualidade e por seu brilho, é mais usado na alfaiataria feminina.
.
O tecido de zibeline é produzido com variadas composições:

  • 100% seda
  • seda com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster.
    .

Shantung

Tal como a Zibeline, sua fibra natural é a seda. É um tecido bem encorpado, mas de espessura fina e aspecto muito luxuoso. Tem as qualidades exigidas para a produção de peças de alfaiataria, mas devido à sua aparência exótica e luxuosa, é usado apenas na alfaiataria feminina.
.
O tecido de Shantung é produzido com variadas composições:

  • 100% seda
  • seda com uma porcentagem de fibra artificial, como por exemplo a viscose
  • seda com uma porcentagem de fibra sintética, como por exemplo o poliéster.
  • seda com uma porcentagem de fibra artificial, como a viscose, e uma porcentagem de fibra sintética, como o poliéster e até mesmo com uma porcentagem de outra fibra natural como o algodão.
    .

Tecidos 100% fibra artificial ou de composição mista com fibras sintéticas

A fibra artificial é feita com celulose de origem vegetal. Seu tecido mais conhecido é a viscose e ela pode ser produzida em diferentes gramaturas. Somente as gramaturas pesadas, com o tecido encorpado, podem ser usadas em peças de alfaiataria.
.

Viscose de celulose de madeira

Esta viscose é feita à base de celulose obtida da madeira de árvores com pouca resina ou do línter de algodão, com substâncias químicas chamadas acetatos.
.
A viscose possui alta elasticidade e suas características são semelhantes aos tecidos de algodão. São resistentes a lavagens, têm boa durabilidade, com um toque fresco e suave para a pele.
.

Viscose de celulose de bambu

A viscose de celulose de bambu é considerada por muitos pesquisadores um tecido mais sustentável do que a viscose de celulose de madeira. Isso porque o processo de renovação da sua fonte de matéria prima, o bambu, não precisa ser replantado. Depois da extração, ele continua a crescer.
.
No entanto, a fibra de bambu é mais fina e precisa passar por processos químicos para que seu fio fique semelhante aos fios da viscose de celulose de madeira e estes processos são prejudiciais à natureza.
.
As viscoses de celulose de madeira e de bambu são produzidas com variadas composições:

  • 100% viscose
  • viscose com uma pequena porcentagem de elastano
  • viscose com diferentes porcentagens de fibras sintéticas, como por exemplo o poliéster, o elastano e fibras de material sintético reciclado.
    .

Tecidos 100% fibra sintética ou de composição mista - mix de fibras sintéticas e ou artificiais

As fibras sintéticas são obtidas de polímeros sintetizados em laboratório, em sua maioria, extraídos de derivados do petróleo. As principais fibras sintéticas usadas na indústria têxtil são o poliéster, a poliamida, o acrílico e as aramidas.

Estas fibras foram desenvolvidas com o objetivo copiar e melhorar as características e propriedades das fibras naturais, com custo de produção mais baixo e sem os problemas de fornecimento instável das fibras naturais, que estão sujeitas às variações do meio ambiente como todas as culturas agrícolas e animais.
.

iStock-1169737961 Conjunto de alfaiataria com tecido de poliester (Fonte: Nicola Severino/iStock)

.
A evolução da qualidade dos tecidos sintéticos com propriedades das fibras naturais, leva à invenção das microfibras sintéticas. Estas microfibras tem espessuras e comprimentos mais parecidos com as fibras naturais e por isso trazem muitos avanços nas propriedades dos tecidos produzidos com elas.

É possível produzir muitos tipos de tecido com as microfibras de poliéster, poliamida, acrílico e aramida. Das mousselines mais leves e transparentes aos jeans e tecidos bem pesados e, é claro, dentre eles, os tecidos indicados para a alfaitaria em geral.

Tecidos da alfaiataria que já são produzidos com microfibras:

Gabardine sintética

Encontrada na composição 100% poliéster ou na composição mista de poliéster com viscose.

Lã acrílica

Encontrada na composição 100% fibra acrílica ou na composição mista de fibra acrílica, poliéster e acetato.

Veludo sintético

Encontrado na composição 100% poliamida (nylon) ou 100% poliéster ou na composição mista de viscose, elastano e poliéster.

Jacquard sintético

Encontrado na composição 100% poliéster.

Zibeline sintética

Encontrada na composição 100% poliéster ou na composição mista de poliéster com elastano.

Shantung sintético

Encontrado na composição 100% poliéster ou na composição mista de poliéster com elastano.

Crepe Alfaiataria sintético

Encontrado na composição 100% poliéster ou na composição mista de poliéster com elastano.

Mas houveram também criações de novos tecidos com a microfibra. As confecções de artigos esportivos usam dezenas destes novos tecidos em roupas, calçados e acessórios.

Um exemplo de tecido desta categoria muito conhecido na alfaiataria é o Oxford.
.

Oxford

A microfibra do oxford é o poliéster. Também é encontrado com composição mista de poliéster e algodão, com ou sem uma porcentagem de elastano. O oxford é muito resistente e tem alta durabilidade.
.

iStock-1217391105 Tecidos Oxford (Fonte: Nicola Severino/iStock)

.
O tecido Oxford pode ser encontrado com mais de um tipo textura. Ele pode simular a gabardine, o linho pesado ou o crepe alfaiataria por exemplo.

Usado em todas as peças de alfaiataria feminina e masculina de uso funcional, como os uniformes por exemplo, em sua forma mais leve, ele também é muito usado na confecção de camisas sociais.
.

Gostou deste post sobre "Tecidos mais usados na Alfaiataria"?

Não perca o nosso próximo post "Bolsos, lapelas e elementos da alfaiataria".

Não deixe de conferir também o primeiro post desta série sobre Alfaiataria "O que é Alfaitaria e qual é a sua origem" e as continuações no post "Alfaiataria Masculina e a representação do status social de reputação e poder aquisitivo" no post "Tipos de traje de alfaiataria e em que ocasião cada uma deve ser usada" e no nosso último post "Alfaiataria Feminina e a conquista das mulheres dos meios de produção de riqueza e poder"

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.